SMTT de Aracaju comprova planejamento e eficiência técnica garantindo fluidez no trânsito durante o Forró Caju 2025
30.06.25 20:04
-
Categoria: Trânsito
-
Criado em Segunda, 30 Junho 2025 20:04
A edição de 2025 do Forró Caju entrou para a história como a mais organizada da capital sergipana. Pela primeira vez, durante todo o mês de festividades, não houve registro de reclamações relacionadas ao trânsito, resultado direto do planejamento e atuação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju.
Desta vez o evento foi descentralizado, acontecendo na zona Norte, Sul e Centro. De 30 de maio a 29 de junho, o Forró Caju foi realizado na Praça Fausto Cardoso, depois no conjunto Augusto Franco, seguido do bairro Bugio e finalizando na Praça Hilton Lopes, entre os Mercados. Mesmo com lotação máxima em várias noites, o fluxo de veículos, se manteve fluindo normalmente em todos os locais por onde o evento passou.
Segundo o superintendente Nelson Felipe, a estrutura de mobilidade urbana foi um dos grandes destaques do Forró Caju 2025, reforçando o compromisso da SMTT em garantir segurança viária e fluidez no trânsito durante grandes eventos. “Tivemos um Forró Caju com o trânsito tranquilo, os veículos fluindo bem, não tivemos praticamente nenhum tipo de retenção nem acidentes graves. As pessoas colaboraram com a SMTT e com o trânsito, andando de ônibus, de táxi, fazendo com que a mobilidade urbana fosse sempre mais importante”, disse.
Atuação dos agentes
Em todas as noites do Forró Caju, agentes de trânsito atuaram em pontos estratégicos nos arredores da festa, auxiliando na organização do fluxo de veículos e orientação aos condutores e pedestres. De acordo com o superintendente Nelson Felipe, o trabalho realizado por eles foi essencial para que o trânsito permanecesse tranquilo, mesmo nas noites de maior público.
“Tivemos noite em que a festa estava lotada, e mesmo assim, o trânsito foi bastante fluido. Contamos com os agentes de trânsito, todos eles dedicados, trabalhando, mostrando realmente que têm a vontade de fazer com que a mobilidade seja um grande mote dessa gestão. Por isso o sentimento de pertencimento deles à nossa SMTT”, afirmou.
Mesmo com a intervenção que está sendo feita na avenida Beira Mar, com a construção do Complexo Viário Maria do Carmo Alves, de responsabilidade do Governo do Estado, o fluxo de veículos que se deslocaram para o Forró Caju não foi impactado, devido à atuação dos agentes de trânsito.
Planejamento
Para o Forró Caju, a SMTT fez todo um planejamento para que o tráfego de veículos para a região acontecesse com tranquilidade e fluidez. Além da presença dos agentes de trânsito, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju colocou à disposição da população diversas linhas de ônibus, tanto para os que estavam indo para a festa, quanto para os que estavam indo embora. As linhas “Rota do Forró” e “Corujão” percorreram diversos bairros, interligando a festa às diversas regiões da cidade.
Além disso, em todos os locais onde a festa aconteceu, foram disponibilizados espaços específicos para ponto de táxi.