07.11.11 11:47
Desde o dia 3 de março de 2009, a Prefeitura de Aracaju tem colocado em prática as resoluções (303 e 304) do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre vagas reservadas em estacionamentos públicos e privados. O benefício é para facilitar o acesso de veículos que transportam pessoas idosas ou deficientes. Aracaju foi a primeira cidade do Brasil a cumprir à nova legislação.
Cada credencial, feita gratuitamente pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), tem validade de dois anos e pode ser utilizada em todo o território nacional.
O estacionamento em vaga especial é um direito previsto em lei que vinha sendo exercido com dificuldade devido a falta de um instrumento regulador. Para fazer valer esse direito, a SMTT está promovendo o cadastramento que permitirá o acesso ao cartão para estacionamento nas vagas especiais dos estabelecimentos públicos e privados.A SMTT fiscaliza intensivamente para garantir o cumprimento desse direito e conta com o seu apoio para que esses cartões não sejam usados indevidamente.
Além da fiscalização constante realizada pela patrulha cidadã para verificar o respeito às vagas reservadas, a SMTT mantém posto de credenciamento no shopping Riomar e na sede do órgão. Idosos e deficientes que pretendem realizar o cadastramento devem se dirigir aos estandes de atendimento portando Carteira de Identidade e CPF. No caso de deficiência locomotiva, os interessados devem apresentar também laudo médico.
 
				Trânsito
SMTT realiza confraternização em homenagem aos aniversariantes de outubro
 
				Trânsito
Prefeitura realiza mudanças no trânsito de Aracaju no Dia de Finados neste domingo, 2
 
				Trânsito
SMTT de Aracaju informa: Trânsito terá alterações temporárias neste sábado devido a eventos
Resposta: - Manter distância do carro da frente, para dar espaço a reações bruscas, em caso de atitudes inadvertidas do outro motorista; - Sinalizar corretamente as conversões; - Em cruzamentos não sinalizados, o veículo na via da direita tem preferência; se houver placa de "dê a preferência", vale a placa; - Quando em marcha ré, retroceder devagar e sempre observando os dois espelhos; - Direção e celular não combinam: além de ser contra a lei atender ligações ao volante, o telefone desvia a atenção do condutor;
Resposta: » Redobre a atenção para as condições da estrada nessas ocasiões, é possível a ocorrência de deslizamentos e quedas de barreiras. » Reduza a velocidade a um limite seguro. » Mantenha ligado os limpadores de pára-brisa. » Não fume para evitar o embaçamento do vidro. » Evite freadas fortes. » Se o carro aquaplanar (deslizar sobre uma lâmina de água) não freie nem pise na embreagem. Solte o acelerador e deixe o atrito com água reduzir a velocidade até você sentir as rodas adquiriram contato com o piso.
Resposta: Não ultrapasse a velocidade máxima permitida e sempre circule pela direita da via, deixando a faixa da esquerda para ultrapassagem.
Em horários de pico é comum vermos veículos fechando cruzamentos, impedindo a fluidez no trânsito. Isso constitui infração gravíssima! As 'caixas amarelas' ou 'marcações de área de conflito', como consta no CTB, são mais um alerta para que o condutor não feche cruzamentos. O não cumprimento dessa regra acarreta uma multa de R$191,54 e sete pontos na CNH.
Falar ao celular enquanto dirige e não dar seta antes de converter são infrações comuns no dia a dia que nos faz até relevá-las de vez em quando, mas é uma inconseqüência que pode gerar graves implicações. Fique atento!
Para sua segurança no trânsito, não esqueça das medidas preventivas - fazer a manutenção periódica do veículo - pneus (calibragem e desgaste), limpador de para-brisas, quantidade de combustível, nível do óleo, condições das pastilhas de freio e funcionamento do motor são alguns dos itens que devem ser periodicamente checados.
Em 13 de setembro de 1899, morreu em Nova York o primeiro homem vítima de acidente de veículo.
Em cruzamentos não sinalizados, o veículo na via da direita tem preferência; Se houver placa de "dê a preferência", vale a placa.
Quando o estacionamento for proibido, a parada deverá ser só para embarque ou desembarque.
Apenas 6% dos acidentes de trânsito têm como causa os problemas da via ; 30% dos acidentes têm origem em problemas mecânicos; A maioria dos acidentes, 64% têm como causa, problemas dos motoristas.
Acidentes de trânsito, se comparados com outros tipos de acidentes, representam a principal causa de morte entre crianças de até 14 anos de idade. De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da saúde.
Muitos motoristas fazem, mas não é permitido parar o carro sobre a faixa de pedestre. É contra lei.
Pela lei, em caso de acidente, você é o responsável pelas pessoas que transporta em seu carro. Use o cinto de segurança e exija que todos no seu carro também façam. Respeite as leis de trânsito e ensine a seus filhos a respeitá-las.