Open Source Sofware

   

Busca

Trânsito

Pré-Caju 2025: Atuação da SMTT garante dias de festa com segurança e organização no trânsito




17.11.25 13:10

Neste domingo, 16, o público se despediu da edição 2025 do Pré-Caju, a maior prévia carnavalesca do Brasil. A folia começou na última sexta-feira, 14, e terminou com um saldo positivo no que diz respeito à mobilidade urbana, monitorada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Durante os três dias de evento, o esquema especial planejado para o trânsito se mostrou eficiente, garantindo fluidez e segurança para quem foi até a Orla da Atalaia aproveitar a festa.

Durante o Pré-Caju, o efetivo da SMTT contou com 42 agentes trabalhando a cada dia, posicionados em locais estratégicos, realizando bloqueios e orientando condutores. De acordo com o coordenador de Trânsito da SMTT, Walter Faro, o resultado é reflexo direto do planejamento prévio e da presença constante das equipes durante o evento.

“Tivemos um bom efetivo de agentes de trânsito trabalhando durante os três dias do Pré-Caju e concluímos com total tranquilidade e sem ocorrências significativas. No sábado e domingo, houve alguns veículos que precisaram ser removidos, na Avenida Santos Dumont, porque no momento da festa não podiam estar lá. E em algumas ruas paralelas, alguns poucos veículos foram removidos por estarem estacionados em porta de garagem. Durante toda a festa, houve fluxo intenso em alguns momentos, na chegada e na saída, mas no geral, tudo correu muito bem e sem ocorrências significativas”, relatou Walter Faro.

Os foliões perceberam a organização logo na aproximação da região da Orla e destacaram a boa sinalização e o suporte dos agentes. Foi o caso da bacharel em Direito, Graziela Maria Nascimento, de 26 anos. “Eu vim da Coroa do Meio e, chegando aqui perto, vi que tinha muita gente, o que é normal. Por conta disso, a quantidade de carros foi bem grande, mas achei o trânsito bem organizado e sinalizado. Estava tudo bem tranquilo, na verdade. Também tinha muitos agentes de trânsito, o que facilitou mais para todo mundo que estava dirigindo”, afirmou.

Já o autônomo Carlos Henrique de Oliveira, de 58 anos, destacou que a condução das operações transmitiu segurança aos motoristas, “Vim neste último dia do Pré-Caju e achei tudo perfeito. O tráfego estava um pouco lento, mas isso é esperado, por causa do tamanho da festa. A gente se deslocou do bairro Jabotiana para cá, e ao chegar nas proximidades daqui da Orla, já percebi a presença dos agentes de trânsito orientando tudo por aqui”, disse.

O analista de sistemas Samyr Silva Santos, de 45 anos, foi curtir a festa com a esposa, e contou que a organização ajudou a tornar o deslocamento simples e rápido, “A gente veio da Barra dos Coqueiros. Nós não tivemos dificuldades para chegar até aqui. Estava tudo bem sinalizado e organizado, tinha muitos agentes orientando o fluxo do trânsito e também indicando onde os carros podiam estacionar”, declarou.

Outra estratégia da Prefeitura de Aracaju para facilitar o acesso dos foliões ao Pré-Caju foi a ampliação dos serviços de mobilidade para quem optou pelo transporte coletivo, táxis ou transportes por aplicativo. Além das linhas especiais de ônibus e dos corujões, a SMTT implantou pontos fixos exclusivos para embarque e desembarque de táxis e, de forma inédita, ponto fixo para transporte por aplicativo, uma novidade bastante elogiada pelo público.

Por Ítalo Marcos

Dados Estatísticos

Edital de Autuações

Contatos

banner-fala-cidadao