Open Source Sofware

Busca

Campanhas Educativas

Campanhas Educativas

Dia do Motociclista: SMTT destaca cuidados e segurança no trânsito em blitz educativa




27.07.23 19:02

 

Em alusão ao Dia Nacional do Motociclista, a a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju realizou, nesta quinta-feira, 27, uma blitz educativa em um trecho da avenida Euclides Figueiredo. A ação contou com a participação de agentes de trânsito, de equipes da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT e a parceria da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) de Sergipe.

Conscientizar motociclistas que trafegam em uma das principais vias públicas de Aracaju é de extrema importância, segundo o agente de Trânsito da SMTT e integrante da CET, Reinato Santos.


“É oportuno falar dos cuidados indispensáveis para a segurança do motociclista no trânsito, considerando a atuação destes frente às incidências de sinistros. É necessário destacar que a moto é um veículo mais vulnerável, daí a necessidade do motociclista manter uma postura mais defensiva. Por ser um meio de transporte que facilita bastante o deslocamento e mais econômico, muitas pessoas fazem uso deste tipo de veículo, mas é preciso lembrar que o número de óbitos envolvendo motociclistas ainda é grande, e que é preciso mais conscientização e cuidados no trânsito”, alerta Reinato.



Números

Só este ano, de acordo com dados parciais da SMTT, das 1.980 ocorrências de trânsito registradas na cidade, 1.365 não tiveram vítimas, 597 tiveram vítimas não fatais e 18 vítimas fatais. Dos óbitos, dez eram motociclistas.


Durante a blitz educativa, as equipes da SMTT abordaram os motociclistas que trafegavam pela Euclides Figueiredo e reforçaram a importância do uso do capacete e de algumas condutas, como o uso de calçados fechados e casacos para ajudar na proteção.


O comandante da CPTran, major Cruz, destaca que a blitz educativa é uma ação relevante para a celebração da data, mas sobretudo para a conscientização dos cidadãos. “Dados estatísticos indicam que quase 70% dos acidentes ocorrem por erros de conduta. O motociclista tem ocupado as primeiras posições no ranking de acidentes, e este indicador aponta para a necessidade do uso correto do capacete, cumprimento das regras de circulação e conduta, e maior atenção nos cruzamentos e semáforos, por exemplo”, conta.



Motociclistas

Os motociclistas abordados na blitz aprovaram a iniciativa que visa despertar a consciência, o compromisso e a responsabilidade no trânsito. “Ações como essa servem para despertar a nossa consciência, enquanto motociclistas”, afirma a diarista Edilma Souza.


Já o gesseiro Pedro Martins enfatiza o valor do alerta aos motociclistas. “Aprendendo mais sobre as leis de trânsito e lembrando que o uso de motos é algo perigoso, entende-se que essas ações são muito importantes”, declara.


A estudante Ana Clara Santana concorda que trafegar com motociclistas conscientes das leis de trânsito é sinônimo de segurança. “Verifico muitos erros cometidos por condutores e motociclistas no trânsito de Aracaju, a exemplo de ultrapassagem de sinais e uso de alta velocidade. É preciso, de fato, pensar em nós mesmos e nos outros também”, destaca.

Contatos

banner-fala-cidadao3