Durante a reunião, Samarone esclareceu aos lojistas que a adoção dos corredores livres faz parte da primeira etapa de desenvolvimento do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Aracaju (PDMU).
Com a mudança, a avenida Hildete Falcão, sentido Sul/Norte, terá um trecho interditado na altura do cruzamento entre as avenidas Heráclito Rollemberg e Júlio César Leite.
O carro é uma invenção maravilhosa. Com um veículo a motor, você pode carregar centenas (milhares?) de vezes o que conseguiria carregar com as mãos. Pode levar pessoas enfermas até um hospital, suprir deficiências de mobilidade e transpor distâncias enormes.
O problema começa a se mostrar quando você percebe que a quase totalidade dos motoristas nas cidades são pessoas sem nenhuma restrição de mobilidade, que estão carregando apenas uma blusa ou um caderno, não estão sendo levadas a hospital algum e estão fazendo um trajeto que muitas vezes não chega nem a 10 km.
Todos saindo com seus carros no mesmo horário causam o efeito mais visível da mobilidade baseada no automóvel: o congestionamento. Outros efeitos são mais difíceis de perceber e alguns até impossíveis de mensurar com exatidão: mortes e sequelas de vítimas de acidentes, stress, isolamento e frustração, agressividade e violência, doenças cardiovasculares e respiratórias, menor tempo para convívio com a família, poluição do ar e das águas, consumo exagerado de recursos naturais, impermeabilização do solo e aumento da temperatura das cidades, diminuição do espaço para convívio entre as pessoas, mudanças na sociedade e degradação nas relações entre as pessoas, prestígio e autoestima atreladas ao automóvel e outras mais.
Fontvade: ebike.org
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) informa que, a partir do dia 1° de maio, duas novas linhas de ônibus passam a integrar no transporte público da capital, a 300-1 Circular Zona Oeste-Via Desembargador Maynard, 300-2 Circular Zona Oeste-Via Lourival Batista, substituindo as linhas 033 – Terminal Rodoviário / Centro via Desembargador Maynard e 034 – Terminal Rodoviário / Centro via Lourival Batista, que deixarão de circular porque possuíam itinerários que não atendia com eficiência a área. A decisão faz parte do processo de reequilíbrio das linhas, meta da Prefeitura de Aracaju com o objetivo de tornar o sistema mais eficaz e ampliar o atendimento à população, neste caso aumentando a cobertura na região do Centro da cidade, em especial na área dos mercados.